Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2013

Operação muda olhos castanhos para azuis.


Um médico norte-americano afirma ter desenvolvido um procedimento que muda olhos castanhos para olhos azuis, em 20 segundos. O especialista refere que o tratamento pode ser uma alternativa permanente às lentes de contacto coloridas.
O procedimento inédito, desenvolvido por Gregg Homer, especialista na empresa Stroma Medical, na Califórnia, recorre ao laser para remover a melanina, o pigmento que dá cor à pele, da camada superior da íris, permitindo que a cor azul se instale entre duas a três semanas após a intervenção.
Contudo, Homer salienta, em declarações ao jornal "The Telegraph" que o processo é irreversível, uma vez que a melanina não volta a crescer e não pode ser substituída.
foto DR
Operação muda olhos castanhos para azuis
Gregge Homer
Os olhos castanhos são os mais comuns na população mundial. Tornam-se castanhos pois a camada de pigmento localiza-se na frente do olho. Nos indivíduos de olhos azuis, a melanina está concentrada na parte de trás, o que significa que o olho absorve mais a luz do que a que reflete.
Apesar de os testes ainda não estarem concluídos, a intervenção poderá estar disponível para fora dos Estados Unidos nos próximos 18 meses um custo que pode rondar as três mil libras, ou seja, perto de
 3400 euros.






"Então olhos castanhos são na verdade azuis cobertos por uma camada de malanina."



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

para aqueles que andam pensando em fazer seu mestrado ou doutorado, ou ainda nem terminaram o tcc do ensino medio, aqui vai uma dica de ouro.


http://charlezine.com.br/plataforma-da-usp-ensina-escrever-artigos-cientificos/

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Muito da hora essas ideias, entrem e curtam.


http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/galerias/design-verde/tomada-solar-recarrega-aparelhos-na-janela#designer-cria-lampada-solar-que-abre-e-fecha-como-uma-asa

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Um tiquin atrasada na postagem, então vou fazer valer a pena,  ja falando de minha experiencia de leitura e escrita e deixando uma dica que vai facilitar o trabalho dentro e fora de sala de aula.

Eu aprendi a gostar de ler e escrever brincando com meu pai, com caça-palavras, palavras cruzadas, labirintos e outras coisas do genero, e descobri na net um site que monta esses, de uma maneira rapida e rasteira. Ai vai pessoal .

http://www.discoveryeducation.com/free-puzzlemaker/?CFID=2220613&CFTOKEN=32301836

É um site em inglês, mas muito facil de entender. Até a próxima.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Experiência de leitura e escrita

Experiência de leitura e escrita


Quando comecei a lecionar Matemática imaginava que meu trabalho seria totalmente direcionado aos números e tive minha primeira decepção; quando um de meus alunos ao tentar resolver um problema me perguntou se era conta de vezes ou de dividir.Naquele momento percebi que o trabalho com Matemática estava além dos algarismos, dos algoritmos e das fórmulas que havia estudado na faculdade, foi então que procurei saber como fazer para melhorar minha prática na escola e num dos cursos que estava fazendo acabei por constatar que o que estava faltando para aquele aluno  e para muitos outros alunos a quem ministrava aulas era falta de leitura, não leitura como decifração , mas sim leitura proficiente, compreensiva e reflexiva valendo de estratégias que desvendassem os textos, que passassem informações e que assim,ampliassem a visão de mundo dos alunos.A partir deste momento foi que comecei a trabalhar com momentos de leitura dirigidas  dentro da disciplina de Matemática e assim fui constatando que os alunos não mais ficavam só dependendo do professor , mas conseguiam progressivamente ficar mais autônomos,mais interessados nas leituras e que conseguiam agora resolver problemas que antes nem tentavam.Atualmente atuando como professor coordenador  pedagógico procuro sempre mostrar aos professores de todas as disciplinas que o papel de ensinar a leitura não cabe só ao professor de Língua Portuguesa, mas depende de cada um deles.Quanto a escrita, acho que a grande maioria dos cursistas  têm recordações, principalmente a respeito da cartilha Caminho Suave e recordações muitas vezes não muito boas, principalmente depois que passamos a trabalhar com alfabetização e a entender como se dá o processo de aquisição da escrita; antigamente éramos trabalhados totalmente fora da nossas realidades ,sem contextualização alguma, perdíamos muito tempo nos preparando para poder escrever, fazendo "sobes e desces" e contornando coisas, ainda aprendíamos letra por letra em sequência utilizando as famílias silábicas, escrevíamos muito pouco  e apenas decodificavamos essa escrita.O que me marcou nessa época foi a professora, a Dona Maria Inês era um amor de pessoa e sempre dava muita atenção aos seus alunos e como estava em uma sala multisseriada de 1ª e 2ª série, ainda na 1ª série já me apropriava dos conteúdos trabalhados na 2ª série e logo passei a gostar de ler e escrever mesmo não tendo muitos livros, lia tudo o que encontrava pela frente e hoje vejo esse trabalho com leitura e escrita como primordial para termos pessoas proficientes na leitura e escrita. 

Autor- Marcio Roberto Gabriel

"Cientistas descobrem caracol 'transparente' em cavernas da Croácia."

 
Novo animal foi encontrado em sistema de cavernas subterrâneas.
Caracol “translúcido” vive em ambientes próximos de água corrente.
Exemplar de caracol da espécie Zospeum tholussum, encontrado em cavernas subterrâneas da Croácia (Foto: J. Bedek/Creative Commons) 
Exemplar de caracol da espécie 'Zospeum tholussum', encontrado em cavernas subterrâneas da Croácia (Foto: J. Bedek/Creative Commons)
Cientistas da Croácia e da Alemanha descobriram em um dos sistemas de cavernas subterrâneas mais profundos do mundo uma nova espécie de caracol que leva nas costas uma “casa de vidro”. Na verdade, trata-se da concha do molusco que é transparente.
A espécie foi encontrada na Croácia, na região das cavernas de Lukina Jama, que alcançam profundidade de até 1,3 km.
O novo molusco, descrito na publicação científica “Subterranean Biology”, foi encontrado a uma profundidade de 980 metros e recebeu o nome de Zospeum tholussum. De acordo com a descrição, este animal não enxerga direito.
Segundo os cientistas, o caracol “translúcido” vive em ambientes próximos da área de drenagem da caverna e de água corrente. Isto sugere que esses animais não são imóveis. Apenas um exemplar deste caracol foi encontrado, o suficiente para realizar sua descrição.
Na imagem, é possível ver vários ângulos da concha desta nova espécie de caracol (Foto: J. Bedek/Creative Commons)

38 Curiosidades sobre o Corpo Humano

38 Curiosidades sobre o Corpo Humano

1. É verdade que não se consegue digerir o chiclete, mas se engolires um, ela não se cola ao estômago, por isso, não faz mal engoli-lo.

2. Ao lamber um 
selo se consome 1 décimo de caloria.

3. O nosso estômago tem de produzir uma nova camada de muco de 2 em 2 semanas. Caso contrário digeria-se a ele próprio.

4. É impossível espirrar com os olhos abertos. (NÃO TENTEM ISTO EM 
CASA).

5. As pessoas inteligentes têm mais cobre e zinco no cabelo.

6. O músculo mais 
potente do corpo é a língua.

7. É impossível suicidar-se parando a respiração.

8. Os nossos olhos são sempre do mesmo tamanho, desde o nascimento, enquanto que as orelhas e o nariz nunca param de crescer.

9. É impossível lamber o cotovelo.

10. O suor não tem odor. São as bactérias da pele que criam o cheiro.

11. Apenas uma pessoa em cada 2 
bilhões viverá mais de 116 anos.

12. Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para aquecer uma chávena de café.

13. O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.

14. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.

15. Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.

16. Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de 
vida do homem seria de 99,2 anos.

17. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.

18. O crânio tem 29 ossos.

19. As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.

20. Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.

21. 15 vezes ao dia é o número médio de vezes que um adulto normal dá risada. No entanto uma criança ri em média 400 vezes por dia.

22. 4 kg é o peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.

23. Uma pessoa normal tem á volta de 1460 sonhos por ano.

24. Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.

25. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

26. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

27. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

28. O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.

29. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

30. O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

31. Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

32. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

33. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

34. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

35. Você fala sem pensar? Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!

36. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

37. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

38. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.


Depoimento sobre o contato com a leitura e a escrita

Esse é o meu depoimento sobre a leitura e escrita.
O meu contato com a leitura e escrita foi com minha mãe que me ensinou as letras do alfabeto e a juntá-las para formar as palavras.
Na época tudo era difícil eu morava no sítio não dava para vir na pré-escola.Lembro também dos meus irmãos contando histórias de arrepiar medo mesmo,por eu ser mais nova.....
Quando fiz o antigo colegial,me identifiquei com o depoimento da Gislene ao qual os professores impunha esses livros citados por ela  para ler,sinceridade eu odiava aquilo e posso falar ,nem lembro do resumo desses livros.
Peguei gosto pela leitura dando aula mesmo,pois na área científica temos que estar atento as novidades que esta área abrange.Vejo minha filha que está no colegial e observo seus livros de leitura que são a maioria os mesmos que já li sendo conduzida de maneira diferente o trabalho da professora ,pois ela não reclama e me conta novamente oas dizeres do livro(bem bacana ).
Hoje percebo o quanto isso me faz falta , o hábito da leitura diariamente em minha vida,pois quando temos que ler algo ,lemos muitas vezes obrigado e não com prazer,mas gosto muito de leitura de livros paradidáticos principalmente nas férias.    

Minha experiência com a leitura e a escrita.



Gostaria de compartilhar com vocês a minha primeira experiência de escrita e leitura. Lembro-me, com saudades, de quando comecei a escrever (juntar as palavras), foi aos seis anos de idade, com muita dificuldade, minha letra era muito feia, e continua feia até hoje, mas da pra entender. A minha professora da 1ª série, tinha muita paciência para ensinar, o que me faz lembrar com muito carinho. As notas eram estrelinhas, eu não entendia nada o significado, mas me enchia de orgulho de ver a minha cartilha cheia delas. Bom, depois disso, e com certeza, como vocês, não parei mais de escrever, tanto é que hoje sou uma educadora, sempre escrevendo e mais que tudo lendo, porque Ler é aprender cada vez mais, e foi com a minha primeira experiência em leitura que comecei a gostar dos livros, como os que ganhei da minha avó quando ainda criança. Lembro-me da coleção dos “Irmãos Grimm”, era dedicada a várias fábulas infantis, eu viajava nas histórias, “O ganso de ouro”, “O gênio da garrafa”, "João e Maria", etc. Eu lia e relia por várias vezes. Depois, já na adolescência, eu adorava ler romance, li, quase inteira, a coleção "Sabrina", "Júlia Bianca", entre outros. Hoje eu gosto muito de ler outros tipos de livros, como os de Chico Xavier, Divaldo Franco e Raul Teixeira. Agora estou terminando de ler "Evolução Espiritual na Prática" de Bruno J. Gimenez e Patrícia Candido.  Através da leitura nós aprendemos a desenvolver a escrita, condições de acelerar nosso conhecimento e aprendizado constante, e coloca-lo em prática.

Olá, aqui segue minha experiência com a leitura e escrita.



A minha primeira experiência com a leitura foi com contos de fadas, livros de histórias clássicas como Os três porquinhos, João e Maria,...; e com a escrita, a primeira palavra foi meu nome.Não gostava muito de ler, com cinco anos já estava na 1a série, minha mãe, ao conversar com a professora, estava ciente que eu teria que fazer a 1a séria novamente no ano seguinte, mas no segundo semestre desse mesmo ano já estava lendo e escrevendo.
Quando estava no ensino fundamental não me lembro de ter lido livros por prazer, mas sim por "obrigação". Na 8a série a professora de português, Profa. Marili, cobrou como trabalho e conteúdo de prova, a leitura dos livros: Senhora (José de Alencar) e Dom Casmurro (Machado de Assis), eu escolhi Dom Casmurro, foi muito difícil, era uma leitura que não chamava minha atenção e não conseguia me concentrar. Minha paixão pela leitura começou quando eu já estava no ensino médio, através de uma amiga que fez um pequeno comentário sobre um dos livros do escritor inglês Sidney Sheldon, a partir daí comecei a ler por prazer, hoje gosto muito de ler livros, em especial literatura inglesa (o último foi O Silêncio das Montanhas/Khaled Hosseini), revistas (principalmente científicas), noticiários,...
O que me motiva é a busca pelo conhecimento, cada vez mais.

EUA alertam para perigo da "era pós antibióticos".

País pode enfrentar epidemia de mortes causadas por organismos resistentes a antibióticos, diz Centro de Prevenção e Controle de Doenças

por Ana Freitas

Editora Globo
Comprimidos de Amoxicilina (Foto: Wikimedia Commons)
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA, o CDC, manda avisar: em breve, a população do país pode enfrentar um aumento nas mortes devido a doenças causadas por organismos resistes a antibióticos.
Editora Globo
Esquema simplificado mostra como os antibióticos provocam seleção natural entre as bactérias: só as fortes (em vermelho) sobrevivem
De acordo com CDC, a análise, que lista o número de doenças causadas por essas bactérias e o número de mortes causadas por elas em um ranking, é conservadora - ou seja, eles admitem que o cenário pode ser muito pior.
Por causa dessas doenças, mais de 23 mil pessoas morrem todos os anos nos EUA e mais de US$ 20 bilhões são gastos em cuidados de saúde com esses indivíduos, além de outros US$ 35 bilhões  perdidos devido ao que essas pessoas deixam de produzir. Trata-se, portanto, de um problema social, econômico e, principalmente, de saúde pública.
"Se não tomamos cuidado, estaremos em breve vivendo em uma era pós-antibióticos", disse o Dr. Tom Frieden, diretor do centro, em uma coletiva de imprensa. "E para alguns pacientes e alguns tipos de micróbios, já estamos nela".
No relatório, o CDC listou como preocupações urgentes um tipo de gonorreia que é resistente a antibióticos e causa 246 mil infecções por ano nos EUA, um bacilo chamado Clostridium difficile. Ele aparece justamente em organismos que fizeram uso excessivo de outros antibióticos e é responsável por mais de 240 mil infecções intestinais e 14 mil mortes todos os anos. Outro citado é um grupo de bactérias conhecido por ser resistente a antibióticos - as Enterobacteriaceae - que incluem aí a Samonella e a E.colli.
O relatório inclui medidas recomendadas para evitar o colapso - entre elas, medidas como a prescrição responsável de antibióticos pelos médicos e o monitoramento da existência de bactérias resistentes a antibióticos e do uso de antibióticos em alimentos de origem animal e vegetal.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI342720-17770,00-EUA+ALERTAM+PARA+PERIGO+DA+ERA+POSANTIBIOTICOS.html

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Conheça o asteroide gigante Vesta

Ele não é nem um planeta, nem uma lua, mas um asteroide gigante. Seu nome é Vesta, e trata-se de um dos mais imponentes membros do cinturão localizado entre Marte e Júpiter. Agora, a Nasa acaba de divulgar o mais completo atlas desse objeto até então pouco conhecido.
“Mapa-múndi” de Vesta, o terceiro maior asteroide conhecido no Sistema Solar
Imagem feita pela Dawn mostra formato irregular de Vesta
Com 525 km de diâmetro, Vesta tem um tamanho respeitável. Para que se tenha uma ideia, o objeto que matou os dinossauros tinha “apenas” uns 10 km de diâmetro.
As imagens foram produzidas pela sonda Dawn. Cada um dos mapas topográficos (veja todos aqui) foi composto por cerca de 400 imagens diferentes. Um segundo atlas foi composto com informações espectrais, que fornecem dados mineralógicos sobre o objeto.
Com isso, a Dawn promete revolucionar a compreensão que temos desses objetos e do cinturão a que pertencem, que remonta à época em que o Sistema Solar estava se formando.
Mas o melhor da festa ainda está por vir. Depois da passagem por Vesta, a Dawn visitará Ceres, o maior dos objetos do cinturão, onde deverá chegar em 2015. A viagem promete muitas surpresas.
Estudos anteriores sugerem a possibilidade de que exista água sob sua superfície congelada de Ceres, e diversos traços da superfície claros e escuros, vistos de forma pouco nítida com o Telescópio Espacial Hubble, seguem sendo um mistério.
Com 950 km de diâmetro, Ceres é aproximadamente esférico e foi classificado pela União Astronômica Internacional como um planeta anão. Ou seja, em 2015 conheceremos de perto dois planetas anões: Plutão, por meio da sonda New Horizons, e Ceres, pela Dawn.

Fonte:http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/09/17/conheca-o-asteroide-gigante-vesta/
Por Salvador Nogueira