Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem - Representando o Sistema Solar

Situação de Aprendizagem: Representando o Sistema Solar
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Para introduzir o assunto, iniciaria a aula fazendo uma retomada sobre o que já haviam estudado sobre o Sistema Solar, questionando –os sobre a proximidade, tamanho, formas, temperatura, movimentos  e a medida que eles forem se manifestando, anotando na lousa palavras-chave que serão retomadas mais à frente, mesmo os conhecimentos do senso comum deverão ser anotados a fim de  desmistificá-los e revê-los ao longo das atividades.
2ª etapa 
Iniciaria uma projeção de slides disponíveis em
http://www.slideshare.net/ChristopherFreitas/sistema-solar-9513607 e http://www.slideshare.net/INDEFINIDO/sistema-solar-virtual2 mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. Enquanto mostraria as imagens, iria fazendo perguntas para a turma sobre cada uma delas e também comentários. Remeteria sempre às informações registradas na lousa e faria com que as imagens levassem todos a rever e ampliar as informações que tinham até então.
3ª etapa 
Organizaria a turma em duplas ou  trios onde eles, por meio de consultas, em vários links fariam a pesquisa em sites da internet sobre os elementos do Sistema Solar e suas características, utilizariam para isso o Laboratório de recursos tecnológicos - Acessa Escola.Sugestão de alguns links:
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm  de  linguagem bem simples e lúdica, um pouco dos assuntos sobre Astronomia, conhecendo o Sistema Solar e seus planetas.
http://br.geocities.com/ielcinis/   poderão fazer uma “viagem” pelo sistema solar. Há links no site em que ao clicar o aluno poderá ver imagens e vídeos sobre o assunto.
http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm   traz algumas discussões mais aprofundadas sobre o assunto do sistema solar, porém, pode ser utilizado para crianças menores ficando restrita a primeira parte, antes do tema: “Planetologia Comparada”.
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml   poderão conhecer mais profundamente cada planeta.
http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/nineplanets.html   também poderão conhecer os planetas do Sistema Solar.
Após, cada dupla ou trio iria evidenciar as principais características do elemento representado. Essa apresentação visaria a construção do Sistema Solar, portanto deve seguir a ordem onde o Sol será o primeiro e assim pela proximidade dele os demais.Durante cada apresentação o elemento representado seria exposto e afixado na lousa ou num mural. Cada dupla ou trio seria avaliada pelos demais colegas da turma, por eles mesmos e por mim.
 4ª etapa
Complementando as apresentações dos alunos explicaria sobre a classificação dos planetas do Sistema Solar segundo suas características físicas e químicas trabalharia baseado no texto do link http://www.escolakids.com/os-planetas.htm.  Finalizando a situação de aprendizagem complementaria com um informativo contendo algumas curiosidades sobre o Sistema Solar do link http://www.suapesquisa.com/sistemasolar/curiosidades.htm onde fariam a leitura e análise do texto para aprofundar e sistematizar o conhecimento.Não se esquecendo da competência escritora eles poderiam registrar  na forma de “ O que aprendi...” o assunto desenvolvido na Situação de Aprendizagem; serviria também como mais um instrumento avaliativo  juntamente com a apresentação, participação e a pesquisa.


Marcio Roberto Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário