Situação de
Aprendizagem: Representando o Sistema Solar
Desenvolvimento
1ª etapa
Para introduzir o assunto, iniciaria a aula fazendo uma retomada sobre o que já haviam estudado sobre o Sistema Solar, questionando –os sobre a proximidade, tamanho, formas, temperatura, movimentos e a medida que eles forem se manifestando, anotando na lousa palavras-chave que serão retomadas mais à frente, mesmo os conhecimentos do senso comum deverão ser anotados a fim de desmistificá-los e revê-los ao longo das atividades.
1ª etapa
Para introduzir o assunto, iniciaria a aula fazendo uma retomada sobre o que já haviam estudado sobre o Sistema Solar, questionando –os sobre a proximidade, tamanho, formas, temperatura, movimentos e a medida que eles forem se manifestando, anotando na lousa palavras-chave que serão retomadas mais à frente, mesmo os conhecimentos do senso comum deverão ser anotados a fim de desmistificá-los e revê-los ao longo das atividades.
2ª
etapa
Iniciaria uma projeção de slides disponíveis em http://www.slideshare.net/ChristopherFreitas/sistema-solar-9513607 e http://www.slideshare.net/INDEFINIDO/sistema-solar-virtual2 mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. Enquanto mostraria as imagens, iria fazendo perguntas para a turma sobre cada uma delas e também comentários. Remeteria sempre às informações registradas na lousa e faria com que as imagens levassem todos a rever e ampliar as informações que tinham até então.
Iniciaria uma projeção de slides disponíveis em http://www.slideshare.net/ChristopherFreitas/sistema-solar-9513607 e http://www.slideshare.net/INDEFINIDO/sistema-solar-virtual2 mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. Enquanto mostraria as imagens, iria fazendo perguntas para a turma sobre cada uma delas e também comentários. Remeteria sempre às informações registradas na lousa e faria com que as imagens levassem todos a rever e ampliar as informações que tinham até então.
3ª
etapa
Organizaria a turma em duplas
ou trios onde eles, por meio de
consultas, em vários links fariam a pesquisa em sites da internet sobre os
elementos do Sistema Solar e suas características, utilizariam para isso o Laboratório
de recursos tecnológicos - Acessa Escola.Sugestão de alguns links:
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm de
linguagem bem simples e lúdica, um pouco
dos assuntos sobre Astronomia, conhecendo o Sistema Solar e seus planetas.
http://br.geocities.com/ielcinis/
poderão fazer uma “viagem” pelo sistema solar. Há links no site em que ao
clicar o aluno poderá ver imagens e vídeos sobre o assunto.
http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm
traz algumas discussões mais aprofundadas sobre o assunto do sistema solar,
porém, pode ser utilizado para crianças menores ficando restrita a primeira
parte, antes do tema: “Planetologia Comparada”.
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml
poderão conhecer mais profundamente cada planeta.
http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/nineplanets.html
também poderão conhecer os planetas do Sistema Solar.
Após, cada dupla ou trio iria
evidenciar as principais características do elemento representado. Essa
apresentação visaria a construção do Sistema Solar, portanto deve seguir a ordem
onde o Sol será o primeiro e assim pela proximidade dele os demais.Durante cada
apresentação o elemento representado seria exposto e afixado na lousa ou num
mural. Cada dupla ou trio seria avaliada pelos demais colegas da turma, por
eles mesmos e por mim.
4ª
etapa
Complementando as apresentações
dos alunos explicaria sobre a classificação dos planetas do Sistema Solar segundo
suas características físicas e químicas trabalharia baseado no texto do link http://www.escolakids.com/os-planetas.htm.
Finalizando a situação de aprendizagem complementaria com um informativo contendo
algumas curiosidades sobre o Sistema Solar do link http://www.suapesquisa.com/sistemasolar/curiosidades.htm onde fariam a leitura e análise do texto para aprofundar e
sistematizar o conhecimento.Não se esquecendo da competência escritora eles
poderiam registrar na forma de “ O que aprendi...” o assunto
desenvolvido na Situação de Aprendizagem; serviria também como mais um
instrumento avaliativo juntamente com a
apresentação, participação e a pesquisa.
Marcio
Roberto Gabriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário